As Raposinhas, o perigo do dia a dia


ALEGORIA: “Raposinhas” - Nome dado a certas plantas que nascem junto da videira, que tem o aspecto semelhante a ela, mas que são altamente danosas e até mortais a plantação de uvas, impedem o crescimento sadio da videira, levando-a à esterilidade. Por serem parecidas com a parreira são difíceis de identificar, sendo preciso a ajuda de um viticultor experiente. Se não forem arrancadas infestam toda a plantação, sufocando a videira e acabando com ela!

Texto da Reflexão, Cantares 2:15 -  Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.

Clique AQUI para entrar no grupo Colonia News  no WHATSAPP

DEFINIÇÃO: Pecados ou pequenos problemas, que impedem o nosso crescimento espiritual. Pecados sutis que por se tornarem prática no dia a dia, são definidos como maus hábitos, e não como pecados. Se não crescemos, regredimos. Exemplo de mau hábito: Comer bebendo água, porque dilata o calibre do estomago.

Mas algumas atitudes nossas vistas a luz da Palavra deixam de ser vistas de maneira LEVE e precisamos encará-las como pecados que desagradam e entristecem profundamente a Deus.

VAMOS CONHECER ALGUMAS DAS TANTAS RAPOSINHAS QUE PODEM INFESTAR A NOSSA VIDA.

1° Inveja:

Pesar ou desgosto provocado pela alegria e prosperidade dos outros, Cobiça, intenso apetite, desejo ansioso por bens matérias, status, etc.
Desgosto: Falta de prazer, desagrado, mágoa ou aversão (rancor, ódio, antipatia, repulsa) por algo ou alguém.
Expressão: “Não estou satisfeito com o que tenho o que os outros possuem sempre é o melhor, e eu quero”!

O que a bíblia diz: Tg 3:16 - onde a inveja a divisão e confusão, I Co 3:1-3 É coisa de homens carnais.
Não há motivo para termos inveja no coração. Se nossos valores não são os de Deus, por isso pensamos haver diferenças para Ele. Todas as pessoas e funções que elas possam exercer são importantes para Deus.

2° Murmuração:
Queixar-se ou reclamar em voz baixa, falar mal de alguma coisa, censurar. Maldizer alguma coisa ou circunstância como fruto de insatisfação ou descontentamento. A murmuração tem sua raiz na ingratidão.
Expressão: Não estou agradado pelos acontecimentos, preciso falar que não estou satisfeito, por isso reclamo.

O que a bíblia diz:
Ex 16:1-8 – O povo de Israel a 1 mês e 15 dias que estava no deserto, murmurava, falando contra Moisés, mas principalmente contra Deus. Independente disso, Deus se mostra fiel e supre as necessidades do povo. E é exatamente assim que acontece conosco, pois quando murmuramos, o fazemos contra o Senhor que cuida de nós. Murmuraram na fome.

3° Fofoca:
Bisbilhotar, promover mexerico, divulgar informações sobre alguém sem a devida autorização com o objetivo de maldizer, criticar ou expor. Intriga; divulgar um segredo com o fim de mal conquistar ou mal quere.

(Mal conquistar é: Obter resultados ruins, como difamar alguém, obter “glória” para si, tirar a pessoa do cargo que ocupa, etc.)

COMPARTILHOCA: É o comentário sem a intenção de fofoca, mas que acaba sendo fofoca por ser uma atitude desleal. O que a bíblia diz: Lv 19:16-18 – Deus reprova o “mexerico”. Pv 11:13, Pv 10:19

Soberba: Sentir-se mais elevado, ou melhor, que o próximo. Orgulho excessivo, arrogância.
Auto-suficiência: Ação isolada por não confiar na competência do próximo, só ele é capaz.

Obstinação: Relutante, teimoso, birrento, relutância a algo diferente do que penso ou quero, inflexível a própria vontade de Deus (I Sm 15:23).
Jactância: Arrogância, tomar como próprio, atribuir louvor a sí (I Co 5:6)

Expressão: Eu sou mais eu, sei o que é melhor para mim, sou melhor do que os outros por isso não preciso de ninguém, seria humilhante mostrar uma fraqueza ou necessidade. O que eu preciso é correto, o que eu quero é o melhor. Eu posso me virar sozinho ( “Posso todas as coisas no orgulho, amor próprio me fortalece” ). O que a Bíblia diz: Pv 21:4, 11:2 Pv 16:8, 29:23

5º Mentira:
Se opor à verdade dando tons à realidade, acrescentando, omitindo ou criando uma situação que não ocorreu. Afirmação de coisas ( fatos ou informações que sabemos ser contraditórias à verdade ). Distorção dos fatos que tem origem nu ser – o diabo ( João 8:44 ). Falsidade, enganar as pessoas, dizer meias verdades. É coisa do velho homem: Cl 3:9,10

Expressão: Não posso apresentar o que aconteceu de verdade, pode me prejudicar. A verdade é exigente e severa demais na maioria das vezes, não posso lidar com ela, não estou comprometido com ela.

6º Ira:
Explosão visível ou não, de raiva ou cólera na tentativa de demonstrar indignação, ou defender-se de ofensa ou agressão. Reação egoísta de defesa (Gl 5:19,20 Cl 3:5,8 )

Cólera: Impulso violento contra quem nos ofende ou irrita, fere ou indigna. È a reação de um coração vazio da graça de Deus.
Raiva: Sentimento violento de indignação.
Expressão: Não posso tolerar isso contra minha pessoa, preciso mostrar meu desagrado seja como for.

O que a Bíblia diz: Ef 4:26 – Não temos como escolher numa dada circunstância se vamos reagir ou não com ira, esta ira é instintual, natural do ser humano, coisa do momento. È uma reação, o desafio é sua administração. Para pensar: É melhor errar por esperar, do que errar por se precipitar.

7° Concupiscência:
Desejo desordenado, sem controle por alguma coisa, é o que a ciência chama de concupiscência (comida, sexo, prazer...).
Expressão: Não consigo ficar sem isso, se não fizer, se não tiver eu morro. O que a bíblia diz: Gl 5:16, Ef 4:17-24


8° Ociosidade: 
Estado desocupado, acomodação, sem procurar ou se dispor para o trabalho ou alguma maneira de ser útil. Promove falta de produtividade material e espiritual. Mente vazia é oficina do diabo. Aprenda a planejar o tempo, ter objetivos, pois isso ajuda a evitar a ociosidade. Cuidado com a preguiça! Pv 6:6-11.

O que a bíblia diz: Pv 19:15 (A preguiça atrai ruína), Pv 21:25, Ec 10:18. Desinteresse, apatia, insensibilidade, desânimo, negligência, desleixo, pela vida, por si mesmo, pelo próximo e por Deus.

Tratamos as pessoas com indiferença e até mesmo as “coisas de Deus”, perdendo o interesse por elas e esquecemos que Deus conta conosco para executar seus sonhos. É preciso acordar para o Senhor e sair da anemia espiritual.

Expressão: Posso fazer de qualquer maneira, as coisas de Deus não precisa de luxo, ninguém vai reparar. Ninguém vai ver, por isso não ligo para detalhes. Não ajudo porque não tem jeito mesmo.
O que a bíblia diz: Jr 48:10, Ap 3:15, Pv 18:9.

9° Amizade com o mundo:

Dar prioridade na vida as coisas que tiram Deus do centro da nossa atenção. É dar mais atenção para as coisas do mundo do que para Deus. (Mundo=Sistema diabólico e pecaminoso).

Expressão: Sou humano, Deus me conhece, e com certeza não vai se incomodar com minhas escapadinhas, depois eu peço perdão e Ele volta a me amar e a reinar em mim.

Tg 4:4 (Mais ou menos amigo do mundo=menos amigo de Deus)
I Jo. 2:15 (Amor a Deus e ao mundo não são compatíveis)
Ef 5:11 (Não pode haver cumplicidade com o mundo)
Rm 12:2 (Não se conformar, “não ter a mesma forma”)
II Tm 3:1-5 (Perfil de quem não teme a Deus)

Por Geciano Vieira

Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário