Novas regras do Pix passam a valer a partir desta segunda-feira


O Banco Central divulgou que a partir desta segunda (2), que o limite individual por transação deixa de existir, o horário noturno será personalizado e os valores das modalidades Pix Saque e Pix Troco vão aumentar. A autoridade monetária anunciou a mudança no início de dezembro do ano passado.

De acordo com o Banco Central (BC), as novas regras oferecerão mais segurança e flexibilidade ao mecanismo de pagamento, que bateu recorde de 104,1 milhões de transações por dia com o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro, em 20 de dezembro.

Ainda de acordo com o BC, em setembro foi sugerido que abolisse o limite por operação, cuja solicitação foi feita pelo Fórum Pix, um grupo de trabalho coordenado pelo órgão e secretariado pelo Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que reúne as instituições participantes do Pix. O grupo afirma que o valor máximo por transação era pouco efetivo, porque o usuário pode fazer diversas operações pelo valor limite, desde que respeite a quantia fixada para o período diurno ou noturno.

Mudanças

Segundo o Banco Central, todas as mudanças valem a partir de hoje. Na instrução normativa editada o órgão estabeleceu que a partir de 3 de julho em 2023, as instituições financeiras estarão obrigadas a oferecer no aplicativo associado a PIx, uma função para o cliente gerir os limites e personalizar o início do horário noturno. Confira:

- O Pix deixa de ter um limite individual por transação, passando a valer apena os limites diários por período. Sendo assim, o cliente poderá transferir de uma vez todo o limite do período ou fazê-lo em diversas vezes;

- O correntista poderá escolher se o período noturno começará às 22h, encerrando às 6h;

- As quantias passarão para R$ 3 mil no período diurno e R$ 1 mil no período noturno;

- Foi retirado o limite para transferências a contas de pessoas jurídicas pelo Pix. Cada instituição financeira determinará o valor máximo;

- Serão iguais os limites das operações Pix com finalidade de compra e Transferência Eletrônica Disponível (TED).

- O Tesouro Nacional poderá pagar aposentadorias, pensões e salários ao funcionalismo através de conta-salário associada ao Pix.

- O Banco Central vai facilitar o recebimento de recursos por correspondentes bancários por meio do Pix. Os correspondentes bancários poderão ter um conta em seu nome para movimentação de valores relativos à prestação de serviços.



Com informações Agência Brasil
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário