Pano de saco e cinza, a vestimenta perfeita para 2022


Deus projetou os humanos como seres holísticos. Isso significa que somos um todo unificado e interativo que abrange nossas emoções, pensamentos, relacionamentos, corpos e vidas espirituais.

Quando estamos cansados ​​e solitários, nos aconchegamos confortavelmente no sofá em nossas calças de moletom com uma xícara de chá e assistimos a filmes para fornecer uma saída para nossa experiência emocional.

Quando nos vestimos de terno e gravata, nos sentimos mais profissionais e importantes. Nossa aparência influencia como nos sentimos e representa nosso estado emocional e identidade para o mundo. Através do vestuário, demonstramos nosso estado emocional. A roupa, portanto, expressa publicamente quem somos, como nos sentimos e o que representamos.

Referência Bíblica: Tiago 4:7-10

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.
Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.
Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.
Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.


O que era pano de saco e cinza?
são o vestuário do mundo antigo para expressar tristeza em tempos de luto, a expressão da dor, é um processo necessário pelo qual uma pessoa honra a perda do relacionamento e, embora difícil, não pode ser evitado.

Sackcloth era um pano grosso e solto, feito de pelo de cabra preto que era usado para significar período de luto, o desconforto da roupa servia então, como manifestação física do desconforto da perda.

As cinzas acompanhariam esta vestimenta em tempos de desastre ou arrependimento, ilustrando ruína e destruição como de fogo e guerra.

Saco e cinzas eram, portanto, um símbolo externo do estado interior, demonstrando arrependimento, tristeza ou humildade.



A Bíblia fala sobre pano de saco e cinzas? Veja alguns textos:

- Jacó quando ele pensou que havia perdido seu filho José em Gênesis 37: 34
“Então Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou a seu filho muitos dias.”

- Davi lamentando a morte de Abner em 2 Samuel 3:31
“Disse, pois, Davi a Joabe, e a todo o povo que com ele estava: Rasgai as vossas vestes; e cingi-vos de sacos e ide pranteando diante de Abner. E o rei Davi ia seguindo o féretro.”

- Mardoqueu para expressar medo público, preocupação e luto pelo decreto de Hamã para destruir o povo de Israel em Ester 4:1
“QUANDO Mardoqueu soube tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e vestiu-se de saco e de cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e amargo clamor.”

O povo de Nínive em resposta arrependida à mensagem de Jonas no cap. 3:5-6
“5 E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor. 6 Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.“

Saco e cinzas demonstravam um lugar de humildade e degradação, condições do arrependimento ou em tempos de dor e perda.

Quando a Bíblia aborda pano de saco e cinzas juntos, essa apresentação externa demonstra uma condição interna de prostração, contrição e arrependimento, aproximando-se de Deus e dos outros com humildade.

O que o pano de saco e as cinzas significam na Bíblia?

Como observado, o uso do pano de saco expressava tristeza em períodos de luto.
A vestimenta de pelo de cabra preto declarava publicamente um relacionamento perdido e a turbulência emocional do usuário para aqueles ao seu redor.

O uso de cinzas com a roupa de saco foi para demonstrar tristeza pelo pecado, arrependimento, emergência ou desastre nacional, ou solidariedade e compaixão no luto e desastre de outros (Jó 2:12).

As cinzas, um material queimado ou pó, demonstram nossa finitude, como criaturas do pó e que voltam ao pó e humildade.

Há um padrão comportamental consistente de arrependimento representado por pano de saco e cinzas em toda a Escritura.

Quando uma pessoa era confrontada pelo seu pecado, rasgava-se suas roupas trocando por pano de saco. Colocava-se então, cinza sobre a cabeça, muitas vezes acompanhada de jejum e oração (Ester 4: 1-3; Neemias 9:1; Daniel 9:3; Isaías 58:5; Lucas 10:13).

Saco e cinzas significam, portanto, uma posição de arrependimento. (Lamentações 2: 10).

A glória e o orgulho das roupas finas são mudados para pano de saco e cinzas, com humildade e arrependimento do coração, buscando perdão através da graça e misericórdia (Mateus 11:21).

Conclusão

Existem algumas culturas hoje, conforme nas Escrituras, com profissionais liderando lamentos e choros, espelhos cobertos com panos escuros para significar luto.

As roupas pretas existem, mas não parece haver uma expressão de arrependimento e humildade expressa.

As Escrituras não distinguem entre estados internos e estados externos, mas reconhecem que o pecado afeta todos os nossos relacionamentos com Deus, consigo mesmo e com os outros.

E, o arrependimento que ocorre internamente é expresso externamente para apoiar o processo de recuperação e mudança.

Saco e cinzas fornecem, portanto, os meios para sinalizar aos outros o que estamos vivenciando.
Precisamos da oportunidade de lamentar uns com os outros, arrepender-nos e buscar humildemente o perdão uns dos outros e de Deus.

Embora pano de saco e cinzas não sejam necessários, pois Deus olha para o coração da pessoa e não apenas para a aparência externa (1 Samuel 16:7), devemos ter atitudes de humildade e arrependimento.



Por Geciano Vieira

Bacharel em Teologia
Bacharel em Historia
Psicopedagogo Clinico
Pós Graduado e Filosofia da Religião

Créditos: Transcrito dos escritos de Seth L. Scott 
Adaptação do Biblioteca do Pregador
Versículação, correção e estruturação por Geciano Vieira
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário