Promotor pede retorno das aulas presenciais em 3 municípios do Piauí


O Ministério Público do Estado expediu recomendações aos prefeitos João Luiz, (PSD), de Monsenhor Gil, Everardo Araújo (MDB), de Curralinhos e Robertinho (Progressistas), de Miguel Leão, para que eles determinem o retorno imediato das aulas presenciais na rede municipal de ensino. O documento foi assinado pelo promotor Rafael Maia Nogueira, da Promotoria de Monsenhor Gil, no dia 29 de julho.


Segundo o promotor, devem ser retomadas de maneira imediata as atividades escolares na rede municipal de ensino desses municípios, com atenção às medidas de prevenção e controle da disseminação da covid-19 e com adoção de providências para garantir que os profissionais da rede municipal compareçam ao trabalho presencial.


O promotor recomendou também que os pais e responsáveis tenham a garantia do direito de optar em manter o aluno na modalidade remota ou retornar para o ensino presencial e que o fornecimento de alimentação escolar seja mantido a todos os estudantes que necessitarem.


Ministério Público do Piauí

Aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e aos com altas habilidades, deve ser assegurada frequência às turmas regulares e ao atendimento especializado (AEE) com plena acessibilidade, quando necessário, para atender às peculiaridades da educação especial.


O promotor Rafael Maia Nogueira recomendou ainda que as unidades escolares promovam a orientação aos estudantes quanto às medidas preventivas e de contenção da propagação do coronavírus, além de fomentar ações de informação e conscientização às famílias dos estudantes, de modo a assegurar a educação sanitária dentro de casa.


As recomendações foram elaboradas de acordo com a Nota Técnica nº 02/2021, expedida pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (Caodec).


As recomendações devem ser cumpridas no prazo de 10 dias. O não cumprimento pode implicar na adoção de medicas judiciais cabíveis, caracterizando o dolo, má-fé ou ciência da irregularidade, por ação ou omissão, para viabilizar futuras responsabilizações em sede de ação civil pública por ato de improbidade administrativa.
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário