Ele é digno de Gloria e Honra


“Digno és Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas". (Apocalipse 4:11).


INTRODUÇÃO: Nos primeiros três capítulos do livro de Apocalipse, João tem uma experiência teofânica com Jesus, ou seja, vê o próprio Mestre ressurreto que tem uma mensagem às sete igrejas da Ásia. No capítulo 4 o apóstolo é arrebatado em espírito para ver as coisas que deverão acontecer. Sua primeira visão é do trono de Deus, cuja glória brilhava intensamente com seres celestiais que o adoravam chamando-o de digno. 


Quando lemos que Deus é digno de receber glória, honra e poder, não significa que ele já não possua tudo isso. A imagem que temos é de um rei com todos esses atributos e que, por isso, deve ser adorado. A expressão “digno é de receber” é um reconhecimento por já possuir determinados atributos. Ele não precisa receber de nós, mas nós precisamos reconhecer e dar tudo a Ele, pois fomos criados para louvá-lo. 


Glória é:
Esplendor – uma caraterística de uma pessoa ou coisa. Glória é a beleza, a grandeza, o poder. Deus é glorioso, Sua glória não depende de nós.

Fama – deriva do esplendor. A glória de Deus é conhecida em todo o mundo e isso é outra forma de glória.

Honra – algo que damos ao que é glorioso. Ao vermos a glória de Deus, nossa resposta natural deve ser reverência e honra. Quando honramos Deus, damos-Lhe glória.


1. Digno de receber a glória O termo “glória” é muito utilizado, mas pouco conhecido. Temos dificuldade de sua aplicação, o que o torna, por vezes, etéreo. Glorificar uma pessoa é reconhecer a sua importância e características que a transformam em uma autoridade, atestando o seu poder. Em Romanos 1.21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Paulo ensina que o cerne do pecado é a não glorificação de Deus como Ele é, mesmo quando já o conhecemos. Dar glória a Deus está relacionado, portanto, a conhecê-lo. Se conhecemos Deus, sua beleza, seu caráter, seus atributos, ofereceremos a ele nossa dedicação de vida, dando a ele, assim, toda a glória.


2. Digno de receber a honra Honra é uma consequência da glória. Quando estamos em uma festa de aniversário, damos honra ao aniversariante, mostrando que ele é importante em nossas vidas. Dar honra a Deus também é consequência de conhecê-lo, pois se ele deve ser glorificado por sua autoridade, caráter e beleza, então uma grande honra deve ser dada a ele.  “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”.(1 Tessalonicenses 5:18)

Honra e glória caminham juntos e se buscarmos obedecer aos mandamentos de Deus, demonstraremos o seu caráter (glorificando-o) e dessa forma honraremos o seu nome. “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 10:31).


  • Perdoando: Deus perdoou todos os nossos pecados! Quando nós perdoamos alguém, mostramos o que Deus faz. O perdão é um grande testemunho. “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. (Colossenses 3:13)

  • Sendo generoso: O verdadeiro amor se expressa em ações. Quem é generoso mostra amor às outras pessoas que Deus criou. “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”.(I João 3:16).

  • Cuidando da família: Muita gente despreza ou rejeita a sua família. Cuidar da família é reconhecer que Deus criou a família e quer que ela funcione. Honrar os pais é uma forma de honrar a Deus. “Mas, se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a por a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus”. (1 Timóteo 5:4).


3. Digno de receber o poder.  A palavra “poder” é a mesma utilizada em Atos 1.8, quando Jesus nos promete doar o Espírito Santo para nos consolar e para que façamos discípulos. Deus é digno do poder que tem, no entanto, somos participantes disso na Grande Comissão. É dos três louvores o único que compartilhamos com Deus nesse mundo, pois todos os outros devemos desejar quando tivermos na pátria celestial, pois lá teremos um corpo glorificado (I Co 15) e de lá devemos esperar o galardão, a nossa honra (Hb 11.26 - Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa), mas enquanto isso podemos (e devemos) experimentar o poder de Deus para alcançarmos os perdidos.


CONCLUSÃO: O fundamento para os três louvores citados no texto de Apocalipse 4.11 é o de que Deus criou todas as coisas e que, por sua vontade elas existiram e foram criadas. 
Dessa forma a criação: 1) Revela a bondade de Deus; 2) Exalta sua beleza, santidade e poder e 3) Deve nos fazer louvar o seu nome como Digno.

Por Geciano Vieira
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário