Interpi entrega título coletivo de propriedade à comunidade quilombola Angical, em Colônia do Piauí


O Governo do Estado do Piauí, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), entregou na tarde desta terça-feira (23), o título coletivo de propriedade de terra à à comunidade quilombola Angical, em Colônia do Piauí.

Essa entrega de modo definitivo, segundo o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, é o início da conquista para aquele povo. Segundo ele, com muita união da comunidade, mais conquistas virão.

"Aqui foi o início de uma conquista para vocês e afirmo que, vocês estando unidos, muitas outras conquistas virão. Para que vocês tenham dignidade para viver, crescer e assegurar a manutenção de suas tradições é necessário união, o primeiro passo foi dado. Aproveitem que somos parceiros de um governo que há décadas nos escuta, e como parceiros podem acreditar, cobramos muito, eles nos escuta e nós falamos. Então é união, cobre seu vereador (a), seu prefeito, seu governador", orientou Cavalcante.

O prefeito do município Selindo Mauro, mostrou gratidão pela conquista e anunciou novas obras.
"Estou muito feliz pela conquista de vocês, sei que é com muita luta que conseguimos as coisas, não nos cansamos de lutar para trazer melhorias ao nosso município. Aproveito para anunciar que reforço a minha palavra, até o final do ano, a associação terá um poço próprio, é um desafio feito por mim mesmo à minha gestão e vou cumprir. Já adianto que, estamos sofrendo um pouco com a nossa estrada devido as chuvas, mas em breve, muito próximo vamos recuperar, e mais, vamos caçar a comunidade Angical. Vou fazer de tudo para atender as necessidades desse povo. Bom proveito a todos, parabéns", explanou o prefeito.

Além do prefeito Selindo Mauro e o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, estiveram presentes outras autoridades como ouvidor geral do estado, Raimundo Dutra, a diretora de Povos e Comunidades Tradicionais do Interpi, Rosymaura Duarte, vereadores, secretários e outras lideranças.

A entrega do título coletivo de propriedade representa não apenas um ato administrativo, mas uma conquista simbólica e real, fortalecendo a luta pela preservação da identidade quilombola e pela justiça histórica para essas comunidades tradicionais.

A solenidade teve duas lindas apresentações de grupos tradicionais mirins e adultos do Angical, e lanche para os presentes. Ao todo, foram beneficiadas 135 famílias que já somam mais de 115 anos de história.
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário