Rejeitando o Amor


Você aprenderá  sobre o jovem rico este homem que esteve diante de Jesus Cristo e teve a oportunidade para mudar a sua vida. Mas apegado as suas propriedades não seguiu o mestre, jesus.

Não se sabe de onde ele era, mas conhecia os mandamentos e se achava que por conhecer e praticar a lei já era o suficiente para alcançar a vida eterna.

Continue lendo este artigo e saiba sobre o único homem que teve um encontro com Jesus e sai triste e pior do que chegou.

Quem era o jovem rico?

A bíblia não chega a mencionar o nome e a origem deste jovem rico. Mas descreve sobre quem ele era com relação a sua posição e as riquezas que possuía.

Jesus em sua última viagem para Jerusalém se deparou com esse homem que o indagou sobre o que ele precisava fazer para herdar a vida eterna. O momento marcante desta passagem sobre este jovem vamos lhe explicar ao longo deste texto.

Em Mateus 19:20 diz que ele era jovem. Ou seja, estava na flor da idade e tinha muito tempo pela frente em sua vida.

Lucas diz que o jovem rico era “certo homem de posição”, ou seja, possuía elevado status na sociedade daquele tempo. Poderia ser um príncipe, governador, comandante, não se sabe ao certo. Mas não era um simples homem. Era alguém muito importante na sociedade judaica e possuía muitas riquezas.

Ele era um jovem de muitas qualidades. Considerava-se um fiel cumpridor da lei judaica. Justificava-se como integro ao ver-se pelo espelho da lei (Mateus 19:20). E vivia de forma honrosa, baseada nos mais rígidos padrões morais da sociedade judaica.

Mesmo assim algo lhe faltava… E por isso foi ao encontro de Jesus.

Jovem rico e Jesus

O encontro deste jovem com Jesus marcou a sua história para sempre e deixou lições para o ser humano neste tempo sobre o que é viver os verdadeiros valores de Deus.

Esse encontro de Jesus e o jovem rico nos traz uma reflexão a cerca da salvação e da vida eterna. E que a prioridade da nossa vida é viver a multiforme graça de Deus que há em Cristo Jesus.

O jovem rico tinha um vazio e muitas dúvidas a ser respondidas. Mas ao encontrar-se com Jesus a resposta principal que ouviu não o agradou.

“E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.
Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.” (Lucas 18:22,23)

Ele observava os mandamentos desde a sua juventude. E mesmo assim não lhe trazia paz.

Ele estava enganado sobre a salvação. As coisas que ele achava não eram suficientes para conseguir a salvação e a vida eterna. Por mais que seu desejo de ter a vida eterna era sincero, entretanto estava enganado quanto à forma e a maneira de alcançá-la.

Ele sentia e sabia que a resposta para sua duvida e vazio estava em Jesus.


Porque o jovem rico não seguiu Jesus

De todas as pessoas que encontraram com Jesus, este homem foi o que saiu pior do que chegou. Ele teve a maior oportunidade para mudar a sua vida, mas por amar as suas propriedades preferiu virar as costas para Jesus e saiu triste com a resposta que recebeu.
Apego às riquezas

A palavra do Senhor diz… “E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades” (Marcos 10:21-22).

Jesus conhece os pensamentos do homem e com aquele jovem rico não era diferente. Ao pedir para ele dar seus bens aos pobres e seguí-lo, Jesus já conhecia a prioridade do seu coração.

E para o jovem deixar suas riquezas era difícil e mais importante do que seguir Jesus e obter a vida eterna.

A resposta que ele queria não conseguiu ouviu de Jesus. Pois o seu coração estava apegado as suas propriedades a ponto que deixa-la seria perder muitas coisas que a riqueza lhe trazia.

A vida eterna não tem preço, e não depende do que é e faça o homem. Ela foi concedida pela graça de Deus e comprada com puro sangue de Jesus Cristo.

O jovem rico não conseguia ver que os tesouros no céu são eternos e não passageiros como as riquezas da terra. Jesus queria mostrar-lhe quão as riquezas do céu valem infinitamente mais do que as suas posses. E essas não poderiam te dar a vida eterna.

Justificava-se cumprindo a lei

O jovem rico observava os mandamentos desde a sua juventude. E Jesus mostra que mesmo seguindo a lei algo ainda o faltava.

Nem as riquezas nem o que você faz são requisitos para ter a salvação e a vida eterna.

O vazio e a duvida que ele tinha a lei não poderia preencher. A busca que necessitava não encontrava desde a sua juventude. A sua condição era pouco para entender a salvação e a vida eterna.
A salvação não se compra com dinheiro

Existia um dilema na vida daquele jovem rico. Ele tinha o desejo de salvação, mas acreditava que suas posses poderia obtê-la. E dinheiro nenhum pode comprar a salvação.

Jesus conhecia o coração e os anseios daquele jovem e queria mostra-lhe que existia um meio mais excelente de conquistar a salvação. E o chamou para seguí-lo.

Existia um preço muito alto que é impagável por qualquer homem, suas riquezas e comportamento humano. O preço foi pago somente por Jesus Cristo no calvário com o seu precioso sangue.
Somente pela Graça de Deus

O jovem queria se justiçar por seus méritos. Era cumpridor da lei. Mas somente o amor gratuito de Deus pode salvar o homem.

O jovem rico não se reconhecia como pecador. Para ele a salvação bastava por seus próprios méritos. Mas a lei não pode salvar.

A lei nos condenada e a partir dela reconheço o quão pecador e distante de Deus todos nós somos. E nada que fizermos será suficiente para alcançar essa dádiva de Deus. Somente pela fé em Jesus Cristo.

Aquele jovem procurou a solução na pessoa certa. Mas saiu triste e sem reconhecer que Jesus era a salvação.

Cuidados com os desejos do mundo e das riquezas

O jovem rico não satisfeito com a resposta de Jesus virou as costas e saiu triste, pois era preso as suas propriedades e na religiosidade daquela época.

Os religiosos, doutores da lei, ensinavam o povo que o acumulo de riqueza era um sinal das bênçãos de Deus. E agora veem Jesus alertando para os riscos de deixar os bens materiais dominá-lo.

Jesus é a verdade, a luz que revela as trevas.


Para muitos os bens materiais tornam-se grande impedimento para aqueles que desejam a vida eterna. Não há como servir e amar a Deus e também servir e amar as riquezas ao mesmo tempo.

A palavra de Deus nos alerta em vários textos diferentes sobre o perigo de confiar nas riquezas deste mundo. E como o apego as riquezas e bens materiais não trazem qualquer segurança e pode prejudicar o nosso relacionamento com Deus.
As riquezas tornam a palavra de Deus infrutífera

A parábola do Semeador esta escrito.


“O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados deste mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.” (Mateus 13:22).

As riquezas nos seduzem e controlam a ponto de sufocar a palavra, não deixando a germinar em nosso coração. É preciso dar condições para que palavra de Deus trabalhe criando um ambiente abençoado para nós e para as pessoas ao nosso redor.
Não devemos depositar a esperança nas incertezas das riquezas

Muitos depositam a sua confiança em bens materiais e fazem da vida uma obsessão em coloca-las como prioridades achando que elas podem trazer segurança e tranquilidade.

Apostolo Paulo pede a Timóteo que adverte aos ricos para não colar sua esperança nas riquezas. Ele não condena a riqueza, mas pede que a sua confiança seja somente em Deus.

“Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.” (I Timóteo 6:17)

Riquezas materiais apodrecem e são corroídas

Todas essas coisas passam e são corruptíveis. Apodrecem, enferrujam e nada delas podem dar salvação e segurança ao homem.

No livro de Tiago, Deus chama os ricos ao arrependimento devido aos comportamentos e as consequências que as coisas materiais apodrecem e as traça as corroem.

“As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.” (Tiago 5:02)

POR GECIANO VIEIRA
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário