Prefeitura de São José dos Peixes e mais três cidades tem contas bloqueadas pelo TCE

 


A conselheira Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), deferiu liminar determinando o bloqueio das contas das prefeituras de Aroeiras do Itaim, Bom Princípio do Piauí, Cristalândia do Piauí e São José do Peixe. A decisão foi dada nessa terça-feira (06).



Os pedidos de bloqueio foram feitos pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) em razão da ausência da entrega de prestação de contas, documentos e informações ao TCE/PI, atinentes ao exercício de 2021 (Documentação Web – meses 01, 02 e 03), essenciais à análise da prestação de contas do jurisdicionado, contrariando a Instrução Normativa TCE/PI Nº 07/20.



A unidade técnica salientou que a não entrega de prestação de contas, documentos e informações relativas ao exercício de 2021, dentro do prazo, configura nítido desrespeito ao princípio republicano da prestação de contas e ao direito do cidadão à boa administração, fundado no efetivo controle da Administração Pública.


Em sua decisão, a conselheira destacou que a ausência das prestações impõe em clara violação ao dever de prestar contas, imposto constitucionalmente aos gestores públicos por força do que estabelece o artigo 70, parágrafo único, da Constituição Federal, consoante informação prestada às 04:30h do dia 06/07/2021.



Ela então determinou o bloqueio das contas até que os gestores Edmilson Francisco de Deus (Aroeiras do Itaim), Lucas da Silva (Bom Princípio), Moisés da Cunha Lemos Filho (Cristalândia do Piauí) e Celso Antônio (São José do Peixe) encaminhem ao Tribunal de Contas todos os documentos e informações que compõem a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2021.
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário