Saúde adota estratégia para reduzir propagação da Covid-19 em Oeiras

 


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) adotou uma nova estratégia para enfrentamento do coronavírus em Oeiras. Sob a coordenação da Unidade Covid-19, as equipes vão realizar o rastreamento e monitoramento de pessoas que tiveram contato próximo com pacientes com diagnóstico confirmado da doença. O assunto foi tema de uma live nesta quarta-feira, 18, com participação da secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, e do médico da Unidade Covid, Matheus Luna.

A ação segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde e tem como objetivo reduzir a propagação da doença de forma localizada, a partir da identificação de novas infecções devido à exposição a um caso conhecido. Com a estratégia, será possível fazer o isolamento de novos casos e prevenir o surgimento de uma próxima geração de infecções a partir de um caso inicial, fortalecendo a possibilidade de interrupção da transmissão e evitando o aparecimento de novos casos de Covid-19 no município.

“Precisamos unir esforços para manter o controle do vírus no nosso município. A nossa participação aqui hoje é para iniciar o processo de comunicação social para esta nova estratégia de enfrentamento à Covid em Oeiras. Então, o Ministério da Saúde recomenda que coloquemos em isolamento o caso que testar positivo e, para seguir o rastro do vírus, colocar em quarentena os contatos desse caso. Ou seja, ao invés de isolar toda a população no lockdown, a recomendação é agir de forma segmentada”, explica Auridene Moreira.

Como funciona a nova estratégia

Na prática, a ação ocorrerá da seguinte forma: a pessoa que procurar a Unidade Covid ou UPA com sintomas da doença e tiver seu diagnóstico confirmado continuará a ser monitorada. A equipe de trabalho integrado do centro de referência fará, também, uma busca por contatos que este paciente positivo para Covid-19 teve no período entre dois dias antes e 10 dias após a data de início dos sinais ou sintomas do caso confirmado, promovendo o isolamento deste grupo de pessoas, no intuito de quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

Na nova ação, a equipe de trabalho composta por profissionais da Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde irá realizar, por telefone, o rastreamento das pessoas de convívio do novo paciente diagnosticado fazendo questionamentos relacionados à sua saúde, após ter ocorrido o contato com o paciente positivado.

A estratégia foi iniciada em outubro em formato experimental. “Conseguimos identificar, comunicar rapidamente, fornecer atestado médico e isolar 30 contatos que posteriormente se tornaram casos da Covid, mas não levaram os vírus adiante. No entanto, tivemos pessoas que receberam a ligação informando que eram contatos e deveriam seguir as medidas e muitas recusaram o rastreamento, afirmando que não contatos, exigindo saber o nome de quem testou positivo e nós não devemos fazer isso, pois o diagnóstico é do paciente”, relata a secretária.

Os contatos dos pacientes positivados devem ficar em quarentena durante oito dias. Na próxima semana, a Coordenação de Vigilância Sanitária da Semusa promoverá uma reunião com donos de estabelecimentos e representantes do setor comercial para informar sobre a nova estratégia. “Essa abordagem precisa da compreensão dos pacientes, dos empregadores, mas é a abordagem que mostrou melhor eficácia em outros países. Somado ao que se vem fazendo, vamos rastrear os contatos – pessoas que tiveram a menos de um metro e por mais de 15 minutos com um caso positivado, contato físico sem EPI e contato intradomiciliar. Todas as recomendações anteriores continuam sendo válidas – evitar aglomerações, uso de máscara, higiene das mãos – porém, vamos adotar essa abordagem somada a isso”, pontua o médico Matheus Luna.

Município investe em teste antígeno para detecção mais eficiente do vírus

Inaugurada em maio, a Unidade Covid-19 é a principal referência para atendimento de pessoas com sinais suspeitos da doença em Oeiras. Funcionando todos os dias, de 7h às 19h, com uma equipe multiprofissional, o centro de referência realizou 742 atendimentos médicos e diagnosticou 171 casos positivos no mês de outubro. Na primeira quinzena de novembro, foram mais de 420 atendimentos médicos e 93 casos positivados.

Desde agosto, o município investe na aquisição de testes antígenos (feitos através do swab nasal), que oferecem um diagnóstico com mais de 96% de confiabilidade. Além disso, o centro de referência também disponibiliza testes sorológicos e recebeu do Ministério da Saúde kits de RT PCR, que é o exame padrão ouro para diagnósticos da Covid.

“Queremos neste momento a conscientização das pessoas, para que elas possam aderir à nova estratégia de enfrentamento, que vem dando certo em muitos países. E dizer que a Unidade Covid continua funcionando de domingo, com equipe multiprofissional disponível, realizando testagem, acolhimento, manejo clínico, teleatendimento (rastreamento e monitoramento) e alta médica”, frisa Auridene Moreira.

Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário