Israel e as serpentes no Deserto


Deus libertou o povo de Israel da sua escravidão no Egito por meio de um líder corajoso e íntegro, Moisés. Este conduziu os israelitas até o monte Sinai, onde se acamparam por um ano. Durante esse tempo, Deus deu ao povo escolhido uma lei especial e instruções para preparar tudo que seria necessário para adorar ao Senhor - um templo móvel conhecido como tabernáculo, todos os seus móveis e altares, e sacerdotes treinados e equipados para serem intermediários entre Deus e seu povo.

TEXTO BIBLICO - Números 21:4-9.

Deus castigou a nação ingrata com uma praga de serpentes que começaram a morder os israelitas. Muitos morreram, e os outros se arrependeram e pediram a misericórdia do Senhor.

De igual modo, toda a humanidade foi picada pela antiga serpente (Ap 12:9) e padece por causa desse veneno, o pecado, que foi inoculado. Porém, assim como aconteceu com o povo de Israel, Deus preparou uma salvação para todo aquele que está mortificado pelo pecado.

Vamos aprender lições importantes destes acontecimentos:

1.      O pecado leva à morte.

Desde o pecado de Adão e Eva no jardim do Éden, Deus tem reforçado a lição da consequência do pecado. O apóstolo Paulo dedicou os primeiros capítulos de Romanos à explicação de vários aspectos do problema do pecado. Entre os pontos apresentados está esta afirmação do resultado da desobediência à vontade de Deus:

 “porque o salário do pecado é a morte...” (Romanos 6:23).

No caso dos israelitas que murmuravam contra Deus, o resultado imediato foi a morte física de alguns, mas a consequência maior do pecado é a morte espiritual, a separação de Deus (veja Efésios 2:1,12).

2.      Deus deseja perdoar os pecadores e cancelar a consequência do pecado.

700 anos depois da praga de serpentes, Isaías escreveu: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaías 55:7). Outro profeta judeu escreveu: “Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? — diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?” (Ezequiel 18:23).

3.      O pecador precisa voltar para Deus para ser perdoado.

Os israelitas que reclamaram contra Deus e Moisés se arrependeram: “Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo” (Números 21:7).

Voltando a Gênesis, no capítulo 3, versículo 15, Deus diz: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. A serpente é Satanás (cf. Ap 12:9) e esse descendente prometido é Jesus (Hb 2:14-15). Na cruz, Jesus sofreu a ferida mortal de Satanás, porém foi na mesma cruz que Satanás foi derrotado! Por Sua morte Ele destruiu aquele que tem o poder da morte!

Quase 1.500 anos depois, o Salvador enviado do céu afirmou o mesmo requisito: o perdão depende do arrependimento (Lucas 13:3,5).

A serpente de bronze prefigurou a salvação em Jesus Cristo! João 3:16, um versículo que afirma o amor de Deus em mandar Jesus como Salvador, é um dos textos mais conhecidos do Novo Testamento. Mas muitos não sabem que este texto usa a serpente de bronze como figura que representa Jesus: “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:14-16). Veja Isaías 45:22).

4.      “Olhai para mim e sede salvos”

É importante ressaltar: toda a humanidade está em pecado (Rm 3:23)! A questão é de vida ou morte. Muitos podem estar atordoados pelo efeito do pecado, voltando-se para o mundo e seus prazeres por exemplo. Mas hoje temos a oportunidade de voltar o nosso olhar para Aquele que pode nos salvar! Graças a Deus há esperança!

Em Isaías 45:22 lemos: “Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro”. O povo no deserto pode ser salvo do veneno das serpentes abrasadoras ao olhar para a serpente de bronze e hoje nós podemos ser salvos do pecado ao olhar e crer na obra redentora de Jesus (Rm 10:9, 13).

Jesus disse em Lucas 5:31-32 disse: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento”. Portanto você precisa reconhecer sua condição enferma: que é pecador e que comete pecados.

Conclusão: Com esse diagnóstico, é preciso crer que Jesus levou sobre si os seus pecados na cruz. Então você pode clamar: “Cura-me, Senhor, e serei curado, salva-me, e serei salvo”! (Jr 17:14).

Autor: Geciano Vieira

 

Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário