Professores de Colônia do Piauí paralisam atividades em luta pelo Reajuste do Piso


Na busca pela valorização profissional a CNTE declarou 22 de março como o Dia Nacional de Lutas pela Aplicação do Reajuste do Piso nas Carreiras dos Trabalhadores em Educação. Por sua vez, o SINSECOPI, Sindicato dos Servidores em Educação de Colônia do Piauí conclamou seus sócios a aderir à paralisação e juntos saírem a pontos estratégicos da cidade para reivindicar os direitos da categoria que estão sendo negados, sendo que a principal reivindicação da categoria é o reajuste de 14,95% referente ao novo piso salarial anunciado pelo Ministério da Educação no início deste ano.


A adesão foi anunciada na terça-feira (21). A comunidade escolar foi comunicada sobre a paralisação e os motivos da mesma. Informação do Mural da Vila

É de conhecimento geral que apesar de garantido em lei desde 2008, o piso ainda não é cumprido em Colônia do Piauí, uma vez que, o reajuste anual garantido aos educadores e educadoras desde janeiro do corrente ano, ainda não foi implementado nos contracheques, o que gera defasagem salarial a toda a categoria.

Não há educação de qualidade sem trabalhadores/as valorizados/as e, Colônia precisa avançar muito nesse aspecto. A título de cidades próximas, o município aponta um dos mais baixos rendimentos para os profissionais da área.

Segundo o presidente do SINSECOPI, Josiê Moraes Santos, a valorização do professor é o primeiro passo para garantir uma educação de qualidade. A atuação do docente tem impacto dentro e fora de sala de aula, seja no desempenho dos estudantes ou na qualidade da escola; por isso, reivindicamos que seja cumprido a Lei do Piso Salarial dos professores reajustando o valor de 14,95% nos nossos contracheques. E que seja pago os valores retroativos aos meses que não houve a aplicabilidade. Então pedimos ao prefeito municipal que faça valer a Lei do Piso.



Na reunião a categoria decidiu enviar um ofício para agendamento de uma reunião entre os representantes da classe, eleitos pela categoria e o dirigente municipal da educação e seus pares.

Os profissionais retornarão às salas de aula quinta-feira (23) para dar continuidade as suas atividades, ficando a reposição das aulas para ocasião oportuna.



Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário