União Europeia alerta Rússia: "se usarem arma nuclear, o Exército russo será aniquilado"


O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, alertou nesta quinta-feira, 13, a Rússia que suas tropas seriam "aniquiladas" pela resposta ocidental caso o presidente russo, Vladimir Putin, cumpra com sua ameaça de usar armas nucleares na Ucrânia.

"Qualquer ataque nuclear contra a Ucrânia vai gerar uma resposta; não será uma resposta nuclear, mas será tão forte do ponto de vista militar que o Exército russo ficará aniquilado", disse o líder espanhol.

Para Borrell, o presidente Putin "garante que não está mentindo. E não pode se dar ao luxo de blefar agora".

É preciso deixar claro, acrescentou, que "aqueles que apoiam a Ucrânia - a UE e seus Estados-membros, os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) - também não estão blefando".

Depois que o governo russo decidiu anexar quatro territórios da Ucrânia, Putin alertou que a Rússia terá o direito de usar todos os recursos à sua disposição para se defender, em uma clara referência às armas atômicas.

Nesta quinta-feira, o secretário-geral da Otan, Jens Soltenberg, alertou que tal cenário, mesmo que com o uso de armas atômicas pequenas, teria "graves consequências".

"A Rússia sabe disso. Não vou entrar em detalhes sobre a nossa resposta agora, mas claramente isso mudaria de maneira fundamental a natureza do conflito", disse Stoltenberg na sede da Otan.

A aliança militar, disse o líder norueguês, "não faz parte do conflito" embora apoie a Ucrânia.

Stoltenberg reiterou que a Otan não percebeu nenhum "sinal de que a Rússia tenha mudado sua posição nuclear, mas a vigiamos 24 horas por dia, sete dias por semana".

O chefe da Otan acrescentou que tem "informações muito boas da inteligência" e acrescentou que as instalações nucleares da Rússia são vigiadas durante décadas.

Formalmente, a Otan ainda não ameaçou usar seu arsenal nuclear para responder à Rússia, já que a Ucrânia não é membro da aliança militar e, portanto, não está coberta por sua cláusula de autodefesa.
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário