A importância de frequentar a Igreja


TEXTO BASE: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. Hebreus 10.25.


INTRODUÇÃO: Desde que decidi seguir a Jesus aprendi logo a importância de congregar com outros irmãos, compartilhando e vivendo em comunhão.
Mas o que é congregar?- Congregar é reunir, agregar e juntar. Para nós cristãos, congregar é nos reunirmos em nome de Jesus, para nos edificarmos mutuamente, adorarmos a Deus comunitariamente e nos equiparmos para a evangelização do mundo. Tenho certeza de que é isso que Jesus espera de cada um de nós. “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Mateus 18.20.


1- ONDE DEVEMOS CONGREGAR?
A Igreja se reunia constantemente no templo e nas casas. “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” Atos 2.46.


Guarde isto: Não podemos criar para nós uma forma particular de servir ao Senhor, temos que fazer da maneira de Deus, da maneira bíblica.
Por isso, vamos caminhar sobre duas pernas: congregando nas casas e no templo. Fazendo assim, não seremos uma igreja manca. Vamos andar corretamente na presença de Deus.


2- PORQUE TANTA DIFICULDADE EM CONGREGAR?

Tenho percebido que por vários fatores a igreja tem perdido a alegria e o compromisso em congregar. Há uma propaganda muito forte do inferno para afastar os crentes dos cultos e da comunhão. Escândalos, maledicências, contendas, intolerâncias, pecados e até mesmo a preguiça têm colaborado para isso. Todos nós sabemos que a Igreja (que somos nós) é imperfeita. Por mais que eu perceba as imperfeições da Igreja, incluindo as minhas, eu também não sei viver sem me congregar. 


Não tenho nenhuma dúvida que a igreja de Cristo na Terra se refere a mim e a todos os chamados por Cristo, (veja: 1 Pedro 2:9 e 1 Coríntios 6:20), mas não vejo nada que me indique que eu posso viver sozinho, sem me reunir e sem me sujeitar às autoridades que Deus estabelece no meio do Seu povo. Posso discordar de algumas coisas na Igreja e de algumas pessoas, mas não posso discordar de Deus nem da Sua Palavra.


3- PORQUE DEVEMOS CONGREGAR?
Quero apresentar a você neste estudo três razões bíblicas para congregar:


3.1- Congregar é mandamento bíblico.
“Não deixemos de congregar-nos” é talvez a afirmação bíblica mais clara da obrigação do cristão de frequentar uma igreja local. Se somos parte do corpo de Cristo, então devemos nos unir e compartilhar nossa vida com um corpo local de crentes.


3.2- Congregar é um estímulo ao amor e as boas obras.
O mandamento de congregar esta em conexão com o ver. 24 que diz: “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras”.
Nós cristãos devemos congregar com o propósito de estimular uns aos outros ao amor e às boas obras. Muitos reduzem o congregar a apenas o frequentar uma igreja cumprindo uma obrigação dominical; mas não é isso que devemos ter em mente.
- Estimulando o amor.
(veja: Efésios 4:15,16; 1 Tess.3:12; 1 João 4:20,21) Deus é quem escolheu as pessoas para fazer parte da igreja (1Co 1.26-27). Ele escolheu pessoas diferentes e complicadas para viverem juntas em amor. As igrejas locais do Novo Testamento produziram uma revolução social: judeus e gentios, homens e mulheres, escravos e livres, congregados por causa de Jesus. Isso é a igreja. A unidade em amor é o maior testemunho que damos ao mundo. (João 13:35).


- Estimulando as boas obras.
William Temple disse: “A Igreja é a única sociedade cooperativa do mundo que existe em benefício dos que não são membros”. A razão principal para que uma congregação seja unida e trabalhe é alcançar o seu bairro, cidade e o mundo para Cristo. Através das boas obras evidenciamos o amor de Deus e podemos fazer muito mais do que isolados. Exemplo: O Projeto Uma Semana Pra Jesus...


3.3- Congregar pela necessidade de ser pastoreado (a).
Você não pode ser crente isolado da comunhão da igreja. “Existem duas coisas que não podemos fazer sozinhos: uma é casar e a outra é ser cristão” [Paul Tournier].
A igreja foi criada por Deus para suprir as necessidades dos cristãos. E a maior necessidade de uma ovelha é ser pastoreada (Hebreus 13:7 e 17). Toda ovelha precisa de pastor, de aprisco e da companhia de outras ovelhas. Ovelhas sem pastor é um fenômeno crescente no Brasil. Não quero me ater às razões para abordar este comportamento agora, mas a verdade é que Deus estabeleceu em sua Igreja uma liderança para orientar e conduzir o seu rebanho (veja: Atos 20:28; 1 Pedro 5:2; Efésios 4:11). Quem rejeita uma autoridade pastoral sobre a sua vida, rejeita a própria ordenação de Deus.


CONCLUSÃO: A trinta e quatro anos que congrego na mesma igreja; a Igreja Metodista. Existem várias coisas que eu não concordo com ela. Nela tive as piores decepções, mas também as maiores alegrias. Apesar de suas imperfeições, aprendi que é necessário criar raízes “se possível” em um lugar somente. Nenhum fruto amadurece se a árvore estiver sendo trocada regularmente de lugar. Floresça e dê frutos onde o Senhor te plantou.
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário