Sesapi orienta grávidas e puérperas a não vacinarem com doses diferentes

 


A Secretaria Estadual de Saúde (SESPI) confirmou nesta sexta-feira (9) que está orientando os municípios para não imunizarem contra a Covid-19 as grávidas e puérperas com vacinas diferentes.

Em alguns estados como Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro autorizaram que as grávidas que tomaram a primeira dose com AstraZeneca poderia tomar a segunda com a Pfizer.

No estado, a Sesapi divulgou essa semana que vai vacinar as grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente)  acima de 18 anos e sem comorbidades. A exigência é que as mulheres tenham prescrição médica e tomem apenas doses de Coronavac ou Pfizer.

“A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) orienta aos municípios piauienses, que sigam as determinações do Plano Nacional de Imunização e não façam a intercambialidade de vacinas, ou seja, utilização de fabricantes diferentes na primeira e segunda doses de vacinadas contra a Covid-19 em grávidas e puérperas”, diz a Sesapi.

“Observamos que em alguns estados está acontecendo à orientação de utilizar imunos diferentes da dose dois para dose um. Porém nós enquanto estado do Piauí não iremos seguir o que chamamos de intercambialidade de vacinas”, enfatiza o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães. 

A orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é para vacinar mulheres grávidas e puérperas com as vacinas Coronavac e com o imunizante da Pfizer. Além disso, a Sesapi sempre garantiu a reserva da segunda dose. 

“Todas as nossas gestantes tenham a segurança que o estado do Piauí utilizará a vacina do mesmo laboratório, tanto na dose um como na dose dois, isso faz parte da garantia que a Sesapi teve em se preocupar em guardar as doses de reforço”, lembra o superintente. 

A vacinação está condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a gestante e seu médico, do perfil de risco-benefício, com apresentação da prescrição médica na hora da aplicação da vacina. "Nesse momento, o benefício da vacinação neste grupo é superior aos possíveis riscos em decorrência da vacina", afirmou Florentino.

Em maio, o Ministério da Saúde restringiu a recomendação de vacinação desse grupo apenas a gestantes com comorbidades, com uso de doses da Pfizer e da Coronavac. A decisão da Saúde de suspender temporariamente a oferta das doses para gestantes sem comorbidades e interromper da vacina AstraZeneca em grávidas e puérperas.

 

Flash Yala Sena (com informações da Sesapi)

NACONTRAMAO PIAUÍ

Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário