Pesquisadora do (UFPI) está realizando estudo na população rural de Colônia do Piauí.


Uma pesquisadora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está realizando um estudo sobre a situação epidemiológica da Doença de Chagas na população rural de Colônia do Piauí. 

A pesquisa, conduzida pela mestranda Maricelia de Aquino Santana e orientada pelo prof. Dr. Vagner Mendonça da UFPI, conta com a colaboração da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Realizado nos dias 08 e 09 de julho, o estudo acontece nos povoados Oitis, Angical e Mourões e tem como objetivo verificar a prevalência da doença, através da coleta de material biológico (sangue) da população. A partir disso, é feita a busca ativa do vetor da doença (triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro).

Todos os resultados obtidos através da pesquisa serão disponibilizados para o município, fornecendo informações sobre a situação da doença e seus principais vetores, possibilitando à gestão traçar planos de ação e intervenções necessárias, através do acompanhamento e tratamento de possíveis diagnósticos positivos, e auxiliando no controle e prevenção do barbeiro em Colônia do Piauí.







Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário