As três condições espirituais do Homem


Introdução|
A vida espiritual do Homem é, sobretudo, uma grande conexão que deve existir entre o ser humano e a santidade de Deus. Ela nos aponta e nos ensina o modo como compreendemos Deus e sua vontade, o mundo e as pessoas. É também um processo que nos leva a desfrutar a graça de Deus.


A vida espiritual do homem se divide em três escalas, e são eles, Natural, Espiritual e Carnal, farei uma exposição sobre esse assunto baseado nos textos Bíblicos de Coríntios  1Co 2:14; 3:1-4

I Corintios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.


I Corintios 3:1 - E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.


I Corintios 3:3 - Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?


1) O Homem Natural: adâmico, pecador Salmos 51:5


  • Espiritualmente morto, Efesios 2:1 - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados
  • Não entende, Romanos 3:11 - Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
  • Precisa nascer de novo, João 3:6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Aplicação do texto

Ainda não é filho, João 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

João 1:13 - Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.


2) O Homem  Espiritual (Regenerado, santificado e Salvo), I Corintios 2:15 - 16

  • Tem sabedoria e discernimento espiritual,  I Corintios 2:12 - 13, Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 

13 - As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

  • Evidencia o Fruto do Espírito Gl 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
  • Anda no espirito e tem Vitórias sobre o pecado, Gálatas 5:16 - Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
  • Não se alegra com a queda dos irmãos, porem ajuda-os e aprende, Gálatas 6:1 - IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.


3) O Homem Carnal (convertido, porem vive na carne), I Corintios 3:3

  • É infantil na fé, I Corintios 3:1 - E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
  • Vive em constantes lutas interna, Gálatas 5:17 - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
  • Precisa mantar o foco todo tempo, Romanos 13:13 - Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
Romanos 13:14 - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

Conselho de Deus

Cuidado (diário), sempre é possível desviar-se para os lados.
Ânimo (diário), sempre é possível voltar.

"Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio" (Hebreus 3:12-14).

Devemos proteger muito bem o nosso coração, pois é nele que conservamos a nossa fé. Provérbios 4:23 diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Satanás sabe disso e fará de tudo para atacá-lo, usando pessoas para nos ferirem com palavras, tentações para pecarmos e situações diversas para nos afastarmos do Deus vivo. Ele lançará sementes malignas na esperança de que alguma delas venha brotar em nosso coração. Veja:

"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos" (Hebreus 12:14,15).

Autor: Geciano Vieira
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Colônia, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (89) 98821-8880

Nenhum comentário:

Postar um comentário